Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

2ª Semana Acadêmica das Licenciaturas reflete sobre a formação docente

Palestrante Nina Xavier na abertura da 2ª Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciaturas.

No último final de semana (24 e 25 de junho de 2016), o Campus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) promoveu a 2ª Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura. Na abertura do evento, ocorrida na sexta-feira no Centro Cultural de Feliz, os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar a apresentação cultural das acordeonistas Taís Fernanda Kafer e Maria Nadir Kochhann Specht, de São Pedro da Serra, e a palestra "Reflexões sobre formação docente: desafios, rupturas e possibilidades", com a professora Nina Rosa Ventimiglia Xavier.

A docente iniciou sua fala a partir de um resgate sobre sua trajetória de formação, destacando que estudou três anos de Direito, entretanto, por opção, passou para a Pedagogia. Diante disso, afirmou que licenciatura é uma essência, é algo que autoriza a falar daquele lugar e quem escolhe este caminho "pensa num sonho, na identificação com algum professor que foi muito marcante, seja pelo aspecto positivo, seja pelo negativo".

Nina destacou que o docente precisa ser expert em planejamento, pois é necessário estar preparado para questionamentos e situações imprevistas dos alunos. "Planejamento que parte da leitura de mundo para ressignificar a ação junto aos discentes", completou.

A palestrante questionou como a escola é vista hoje: ética, inovadora, dialógica, inclusiva, globalizada, tecnológica e afetiva. Neste último quesito, ressaltou que os estudantes precisam ser afetados pela presença, que os docentes devem questioná-los e conhecê-los melhor a fim de entender alguma dificuldade/situação. "Cognitivo e afetivo são inseparáveis. A aprendizagem vem de dentro", disse.

Também participaram da abertura do evento o pró-reitor adjunto de Ensino do IFRS, Rodrigo Ernesto Schröer, que na ocasião representou o reitor, Osvaldo Casares Pinto; o diretor-geral pro tempore do Campus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; e as coordenadoras as licenciaturas em Letras e em Química, Laura Helena Hahn Nonnenmacher e Dolurdes Voos, respectivamente.

No sábado, 25 de junho, as atividades da 2ª Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura dos Campus Feliz ocorreram na instituição com oficinas e palestras.

Confira as fotografias do evento no perfil do facebook do Campus Feliz.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones