Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Câmpus realiza a 1ª Semana Acadêmica das Licenciaturas

Palestrante da abertura Thiago Pereira.

De 29 a 30 de maio, o Câmpus Feliz do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS) promoveu a 1ª Semana Acadêmica das Licenciaturas com o objetivo de compartilhar saberes, proporcionar momentos de reflexão, de discussão e de vivências das práticas pedagógicas relacionados às áreas de Letras e Química. Durante a abertura do evento, ocorrida no Centro Cultural de Feliz, o sociólogo e professor Thiago Ingrassia Pereira, realizou a palestra "Os desafios da escolha pela docência".

Thiago iniciou sua fala questionando sobre a escolha pela docência: "Quem quer se professor hoje?" e "Por quê?". Como respostas, deu algumas possibilidades são: devido ao contexto, disponibilidade do curso/horário, proximidade e que muitos optam pela licenciatura sem realmente querer, mas depois acabam gostando. Ele ainda destacou que questões pessoais (pretensões, escolas de valores, etc., e sociais (economia, possibilidades) muitas vezes interferem na escolha.

O sociólogo ressaltou que ensinar algo a alguém exige formação científica e metodológica, que é algo complexo. "Começa pelo estudantes que deve perceber que para fazer algo bem feito tem que estudar muito", disse.

Participaram da mesa de abertura os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional, Osvaldo Casares Pinto, que na ocasião representou a reitora, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; e de Ensino, Amilton de Moura Figueiredo; o diretor-geral pro tempore do Câmpus Feliz, Giovani Forgiarini Aiub; a coordenadora de extensão do Câmpus Feliz, Viviane Diehl; a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras, Paula Biegelmeier Leão; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Química, Dolurdes Voos.

Em sua fala, o pró-reitor de Ensino agradeceu aos estudantes por terem escolhido o IFRS e ressaltou o desafio que o Câmpus Feliz se impôs ao querer oferecer as licenciaturas, sendo o primeiro na região na formação de professores. Ele ainda lembrou da sua trajetória profissional e ter escolhido a educação como um meio de transformação. Como conselho aos participantes disse: - Exercitem a dimensão política e ética na educação.

O professor Osvaldo fez um breve panorama histórico do IFRS, citando as quatro instituições que deram origem à instituição (em 2008) e que naquele momento, o Câmpus Feliz era o "caçula", oriundo da Escola Técnico do Caí. Hoje, a unidade oferece oportunidades de cursos com qualidade para a região, desde os integrados ao Ensino Médio até o Mestrado. Ele ainda enfatizou que todos os cursos disponibilizados são embasados em pesquisa de mercado com grandes chances de sucesso. "Sinto-me feliz por observar o crescimento do Câmpus", disse.

O diretor Giovani lembrou que no dia 30 de maio o Câmpus Feliz celebrou 7 anos de federalização e está em fase de crescimento. "Em 2013, contava com quatro cursos, em 2015, mais do que dobrou, oferecendo todos os níveis, totalizando 11 cursos com ensino público, gratuito e de qualidade", destacou. Além disso, falou estar orgulhoso por disponibilizar as licenciaturas.

A noite de abertura teve as apresentações culturais da Escola Especial Um Sorriso a Mais (Feliz) e a Orquestra de Sopros de Feliz, que conta com a participação de estudantes do Câmpus Feliz.

A 1ª Semana Acadêmica das Licenciaturas continuo no dia 30 com oficinas e palestras.

Confira as fotografias do evento no perfil do facebook do Câmpus.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones