Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Napne celebra Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva com alunos

Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva.

De 14 a 18/04, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Câmpus Feliz promoveu a ação "Semana de Luta pela Educação Inclusiva". A fim de promover a conscientização e sensibilização da comunidade acadêmica acerca do direito de todos os alunos serem atendidos em suas especificidades e desenvolverem seu aprendizado em toda a sua potencialidade, todas as turmas dos cursos regulares da instituição assistiram a um breve vídeo sore educação inclusive, com depoimentos de educadores e de pais de alunos com necessidades específicas a respeito da inclusão de jovens na escola regula (clique aqui para assistir ao vídeo).

Antes da exibição, alguns foram convidados a experienciar algum tipo de deficiência, simulando perda visual e auditiva. Durante a ação, também foi realizado um debate sobre vários aspectos envolvidos no processo de inclusão dos alunos com deficiência e/ou necessidade educacional específica, além de uma apresentação do próprio Núcleo.

Segundo a presidente do Napne, Paula Biegelmeier Leão, o Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva (14 de abril) foi divulgado a fim de suscitar uma reflexão sobre as práticas inclusivas, junto aos estudantes, visto ser um marco educacional e devido ao público-alvo do Núcleo ser alunos com necessidades educacionais específicas. Ela complementa:

- Para a sociedade, de forma geral, tornar-se mais inclusiva, é necessário que diversas ações de inclusão e reflexão sobre o tema ocorram, em um processo contínuo e ascendente. É indispensável, portanto, que se inicie por ações de educação para a inclusão, ou seja, de reestruturação da cultura, das práticas e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que todos (alunos, professores e demais funcionários) estejam preparados para responder e respeitar a diversidade presente na sociedade, nela atuando de forma inclusiva e solidária. Dessa forma, todos serão capazes de auxiliar na remoção de barreiras e contribuir para a reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas e sem preconceitos.

Galeria

Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva. Alunos em atividade referente à Semana de Luta pela Educação Inclusiva.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Feliz

Rua Princesa Isabel, 60 | Bairro Vila Rica | CEP: 95770-000 | Feliz - RS

E-mail: comunicacao@feliz.ifrs.edu.br | Gabinete: gabinete@feliz.ifrs.edu.br | Telefone: Lista de Telefones